Captar novos clientes não é mais possível através de uma estratégia de atração e comunicação agressiva: é por isso que o Inbound Marketing veio para ficar e levar pequenas e médias empresas para outro nível.
Imagine que você está em uma pescaria em um lago de carpas e tilápias — peixes que preferem iscas de ração —, mas você passou uma hora tentando pescá-los com a popper, uma isca artificial que não é tão eficaz para as tilápias e carpas, antes de saber dessa informação. Desanimador, não é mesmo?
Fazendo um paralelo com o marketing, o desenvolvimento do Inbound Marketing profissionalmente é muito importante, pois é preciso identificar o cenário, o público-alvo e diversos fatores importantíssimos para proporcionar um resultado REAL para sua marca e/ou empresa.
O Inbound Marketing é o processo de ATRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO e RELACIONAMENTO desse lead (potencial cliente). É a nova forma de enxergar e fazer negócios, deixando o Outbound, o marketing tradicional, que realizava a busca ativa e agressiva do cliente, mais de lado.
A Estratégia IB Marketing proporciona:
O Inbound Marketing é um passivo ou um investimento?
O Inbound Marketing é um item de investimento porque proporciona todas as métricas e as informações necessárias para mensurar e calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) feito pela empresa.
Quantas pessoas visualizaram seu conteúdo?
Quantas pessoas clicaram no seu call-to-action (Chamada para ação)?
Quantas pessoas compraram seu produto?
Passo a passo do Inbound Marketing
Atrair
A atração pode ser realizada por meio do SEO, produção de conteúdo, mídia paga (Search, Display, Facebook, Pinterest, TikTok), etc.
Converter
A conversão é a fase primordial para você se conectar e captar seu lead. CTA’s, formulários, testes A/B, e-books, planilhas, etc.
Relacionar
Após conquistar seu cliente ideal, é preciso criar uma relação de confiança e educá-lo sobre suas necessidades e desejos, a fim de que o lead seja direcionado a procurar uma solução: o seu produto ou serviço. Esse relacionamento pode ser estreitado por SMS, e-mail, redes sociais, etc.
Vender
Chegou a tão esperada etapa: a venda. Após percorrido um caminho estratégico, é preciso criar e comunicar uma oferta irresistível. Para isso, é preciso contar com uma boa análise do mercado, um bom copywriting e a plataforma ideal para proporcionar, ao seu cliente, a melhor experiência de compra.
Analisar
Atração, conversão, relacionamento estreitado e venda concluída. ✅
Agora é hora de analisar todos os dados gerados por esse caminho. Não se engane: a última etapa é, de longe, uma das mais valiosas.