Blog Carbon Logo Carbon

Por que o Inbound Marketing é a estratégia mais efetiva para o crescimento das pequenas e médias empresas?

Por que o Inbound Marketing é a estratégia mais efetiva para o crescimento das pequenas e médias empresas?

Captar novos clientes não é mais possível através de uma estratégia de atração e comunicação agressiva: é por isso que o Inbound Marketing veio para ficar e levar pequenas e médias empresas para outro nível.

 

Imagine que você está em uma pescaria em um lago de carpas e tilápias — peixes que preferem iscas de ração —, mas você  passou uma hora tentando pescá-los com a popper, uma isca artificial que não é tão eficaz para as tilápias e carpas, antes de saber dessa informação. Desanimador, não é mesmo?

 

Fazendo um paralelo com o marketing, o desenvolvimento do Inbound Marketing profissionalmente é muito importante, pois é preciso identificar o cenário, o público-alvo e diversos fatores importantíssimos para proporcionar um resultado REAL para sua marca e/ou empresa.

 

O Inbound Marketing é o processo de ATRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO e RELACIONAMENTO desse lead (potencial cliente). É a nova forma de enxergar e fazer negócios, deixando o Outbound, o marketing tradicional, que realizava a busca ativa e agressiva do cliente, mais de lado.

 

A Estratégia IB Marketing proporciona:

 

O Inbound Marketing é um passivo ou um investimento?

O Inbound Marketing é um item de investimento porque proporciona todas as métricas e as informações necessárias para mensurar e calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) feito pela empresa. 

Quantas pessoas visualizaram seu conteúdo?

Quantas pessoas clicaram no seu call-to-action (Chamada para ação)?

Quantas pessoas compraram seu produto?

 

Passo a passo do Inbound Marketing

passo a passo do inboud marketing

 

Atrair

A atração pode ser realizada por meio do SEO, produção de conteúdo, mídia paga (Search, Display, Facebook, Pinterest, TikTok), etc.

 

Converter

A conversão é a fase primordial para você se conectar e captar seu lead. CTA’s, formulários, testes A/B, e-books, planilhas, etc.

 

Relacionar

Após conquistar seu cliente ideal, é preciso criar uma relação de confiança e educá-lo sobre suas necessidades e desejos, a fim de que o lead seja direcionado a procurar uma solução: o seu produto ou serviço. Esse relacionamento pode ser estreitado por SMS, e-mail, redes sociais, etc.

 

Vender

Chegou a tão esperada etapa: a venda. Após percorrido um caminho estratégico, é preciso criar e comunicar uma oferta irresistível. Para isso, é preciso contar com uma boa análise do mercado, um bom copywriting e a plataforma ideal para proporcionar, ao seu cliente, a melhor experiência de compra.

 

Analisar

Atração, conversão, relacionamento estreitado e venda concluída. ✅

Agora é hora de analisar todos os dados gerados por esse caminho. Não se engane: a última etapa é, de longe, uma das mais valiosas.

 

 

Veja outras matérias

O e-mail marketing morreu? Como a personalização pode aumentar a conversão das suas campanhas Dicas de marketing

O e-mail marketing morreu? Como a personalização pode aumentar a conversão das suas campanhas

Nos últimos anos, tem surgido a pergunta: “O e-mail marketing morreu?” Apesar das mudanças nas estratégias de marketing digital, o e-mail marketing continua a ser uma ferramenta...

Ler mais >
Análises de dados para e-commerce: como utilizar dados para melhorar suas campanhas de marketing Dicas de marketing

Análises de dados para e-commerce: como utilizar dados para melhorar suas campanhas de marketing

No mundo competitivo do e-commerce, a capacidade de coletar, interpretar e utilizar dados de forma eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma loja on-line. As análises de dados...

Ler mais >
Flywheel Marketing vs. Funil Tradicional: qual estratégia é mais eficaz para o B2B? Dicas de marketing

Flywheel Marketing vs. Funil Tradicional: qual estratégia é mais eficaz para o B2B?

O marketing B2B (business-to-business) está em constante evolução, impulsionado pelas mudanças nas expectativas dos clientes e pelas inovações tecnológicas. Empresas B2B precisam de...

Ler mais >